quarta-feira, 10 de abril de 2013

Serra do Caparaó ES / MG - Uma viagem além do Pico da Bandeira

Finalmente resolvi criar um blog para expor todas as viagens que faço pelo Brasil. O primeiro post é de um passeio para Serra do Caparaó (aquela lá no Pico da Bandeira).

Antes de falar do local vou contar rapidinho o objetivo do Blog.

Sempre tive muita vontade de viajar e, como a maioria das pessoas, às vezes usava a desculpa da falta de tempo, outras vezes da falta de dinheiro.

Pois é. Há 4 anos comecei um namoro que mudou o rumo das coisas. Sim, namorar faz a gente querer viajar, até mesmo para não cair na temida rotina.

Agora chega de conversa e vamos ao que interessa:

FICHA AVENTUREIRA

Dados do local: A Serra do Caparaó é uma região montanhosa do Brasil, localizada na divisa sudoeste do estado do Espírito Santo com o estado de Minas Gerais. O ponto mais alto da região é o Pico da Bandeira, com 2.892 metros. Além do Pico da Bandeira, outros picos se destacam pela altitude: Pico do Calçado (2.849 m), Pico do Cristal (2.770 m) e Morro da Cruz do Negro (2.658 m). (fonte: Wikipedia)
Tempo necessário para conhecer e aproveitar todas as atrações do lugar: de 03 a 05 dias.
Principais atrativos turísticos: cachoeiras, trilhas ecológicas e subida no pico da bandeira.
Gasto médio com a viagem: R$650,00 (gasolina da capital Vitória-ES, hospedagem em pousada com café da manhã e alimentação com almoço e jantar)


O importante saber sobre a Serra do Caparaó é que se trata de um lugar com muito contato com a natureza. Portanto se você estiver procurando uma área urbana e passeios para fazer de salto alto, pode mudar o rumo.



Portanto É FRIO, MUITO FRIO!!!

Mas esse frio todo não nos impede de mergulhar nas maravilhosas cachoeiras do lugar. (primeira super dica: Gosta de cachoeira? É um dos melhores lugares do país para visitar então).

Essa foto aqui eu tirei lá na Cachoeira das Andorinhas e já dá pra ter ideia do lugar.






Existem duas formas de conhecer: pelo ES e por MG. Eu optei pelo lado mineiro, apesar de ser capixaba e ter iniciado a viagem por Vitória-ES.

Essa escolha veio depois de pesquisar muito, afinal a minha intenção nunca foi subir o Pico da Bandeira como a maioria dos turistas fazem, eu queria explorar as belezas do lugar, as cachoeiras, as trilhas, e o lado mineiro é mais propício para isso.

A Cachoeira das Andorinhas é de fácil acesso e fica na área de um restaurante e uma pousada, portanto muito bem cuidada. Além da beleza das águas ainda tive a oportunidade de andar de cavalo e alimentar aqueles animais fofos e sapecas que a gente não consegue ver no dia-a-dia, os macaquinhos.



O lugar possui várias opções de pousada e pesquisei por alguns sites antes de escolher a que reservei. Mesmo sabendo que todas tinham excelentes recomendações e aparência, optei pela Pousada Chalé Pico da Bandeira
porque além de ter o preço mais acessível, me atendia sem muita mordomia, mas com conforto. RECOMENDO MUITO!!! Atendimento, aconchego e proximidade com as trilhas e cachoeiras.

Lembrando que o meu objetivo era passar o dia longe da pousada, se você estiver procurando um lugar para se divertir internamente, talvez outras opções agradem mais.

Eu fui no período de Março/Abril, e nesse período, durante o dia faz por volta dos 20º a 25ºC, então dá para passear sem blusa de frio.




Já durante a noite fazia entre 10º e 15ºC, aí o vinho e as comidas de restaurantes e cafés super charmosos foram um convite para me aquecer.

Acho que é isso gente. Espero que gostem. Até a próxima aventura!!!

Conhece o lugar? Comente sobre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário